O que é?

Quem somos

O Que é Farmacovigilância?

Farmacovigilância é a ciência relativa à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos.

Na CHIESI, a Farmacovigilância faz parte da área Médica e Regulatória, sendo responsável por gerenciar todos os relatos de eventos adversos comunicados à empresa, e também, responsável pela interação com as Autoridades Sanitárias Nacionais, para cumprir com os procedimentos das legislações sanitária vigentes.

A Farmacovigilância tem, portanto, o objetivo maior de garantir a segurança dos pacientes e contribuir para a avaliação dos riscos-benefícios dos medicamentos.

Assim, os relatos espontâneos de eventos adversos por parte dos consumidores e profissionais de saúde contribuem para a melhoria da prática terapêutica racional e pode instruir alterações futuras necessárias no produto, como a inclusão de um novo texto de bula, uma modificação na composição, na embalagem, etc.

Entenda a Diferença entre Evento Adverso e Reação Adversa

Reação Adversa é qualquer resposta ao uso de um medicamento que seja nociva e não intencional, ocorrendo nas doses normalmente usadas em qualquer indivíduo.

No caso de Evento Adverso é quando um paciente apresenta alguma condição indesejável durante um tratamento medicamentoso.

O Evento adverso é qualquer ocorrência médica desfavorável que ocorra durante o uso de um medicamento, não sendo necessariamente, causada pelo medicamento em questão.

Como e Quem Pode Comunicar um Evento ou uma Reação Adversa?

Qualquer pessoa pode relatar a ocorrência de uma reação indesejada. Um consumidor ou paciente, o familiar de um paciente, um médico, enfermeiro, ou você.

Mesmo as reações mais frequentes e consideradas "comuns", como náuseas, vômitos, diarréia e dor de cabeça, devem ser relatadas ao profissional de saúde que prescreveu a medicação e/ou ao setor de Farmacovigilância do laboratório produtor do medicamento.

A estruturação do Sistema de Farmacovigilância é importante tanto para a CHIESI como corporação, que atua de forma ética e em consonância com a legislação do mundo todo, quanto para todo nosso grupo de especialistas.

Não hesite em nos contatar caso queira conhecer um pouco mais sobre essa área ou relatar suspeitas de reações adversas durante o uso dos produtos da CHIESI FARMACÊUTICA LTDA.

Contato com a Farmacovigilância da Chiesi Farmacêutica

e-mail: cientifico@chiesi.com
farmacovigilancia.br@chiesi.com
site: www.chiesi.com.br
Fax: (011) 3095-2800
SAC: 0800 11 45 25